Mundo Virtual vs Mundo Real

Os mundos virtuais são formas de ampliar o EU em várias formas de interacção social (Escobar,1994). Os indivíduos, manipulam as suas identidades utilizando novos nomes -nicknames para se poderem relacionar no mundo virtual.

O mundo virtual é um espaço social alternativo onde há indivíduos que trabalham, jogam, compram, falam, aprendem, etc., de uma determinada forma e em locais específicos. Pode-se, inclusive, ser proprietário de um determinado espaço, pode-se ficar durante o tempo que entender, pode-se visitar uma cidade, um amigo ou um familiar.

Temos que sublinhar que os indivíduos constroem as suas vidas em grupos pequenos: no inicio no seio da família, depois nos grupos de amigos, nos grupos de colegas de escola, mais tarde no grupo de trabalho e outros. A função essencial destes pequenos grupos é valorizar a comunicação cara-a-cara utilizando expressões faciais, gestos corporais, tom de voz, dando-lhe um toque comunicacional único que dificilmente será reproduzido em contexto electrónico. No entanto, o que parecia impossível de superar, não o é de todo, devido ao avanço tecnológico, assim, em contexto de Comunicação Mediada por Computador, nomeadamente nas salas de Chat quer através dos smilies (emotions) quer através de outras formas gráficas, estamos perante várias formas de comunicar ao indivíduo com quem se comunica o nosso sotaque, o nosso tom de voz, o ritmo, expressão facial, gestos corporais, etc.

No entanto, no mundo real, a permanência de um membro nem sempre é intencional, os indivíduos podem fazem parte de uma determinada comunidade, apenas porque vivem naquela rua, ou estudam naquela escola. Ao contrário do que se passa numa comunidade virtual que é normalmente intencional, uma vez que as pessoas escolhem a comunidade da qual querem fazer parte.

Segundo (Rheingold, 1996), existem alguns aspectos em que as comunidades virtuais podem ser idênticas às comunidades físicas. Ambas se caracterizam pela comunicação e relações construídas entre vários os indivíduos. Os membros têm um sentido de pertença e de apoio social. No fundo, as pessoas desempenham as mesmas actividades quer no mundo virtual quer no mundo físico – discutem, protestam, lutam, reconciliam-se, fazem amigos e divertem-se...

Resta a cada um ter a noção da diferença destes "dois mundos".

Escrito por Olga Ramos
Formadora de Informática do CPCB


No Response to "Mundo Virtual vs Mundo Real"

Enviar um comentário